Voltar

Saúde

"A obesidade é uma pandemia muito mais letal do que a covid-19"

Saúde

"A obesidade é uma pandemia muito mais letal do que a covid-19"


No âmbito do Dia Mundial da Obesidade, que se assinala hoje, são várias as preocupações que se colocam. A Associação Portuguesa dos Bariátricos alerta que “o risco de doentes que sofrem de obesidade acabarem numa cama de hospital em caso de infeção por Covid-19 aumenta em 113%”. Em Portugal, cerca de 57% da população é obesa ou está em risco de obesidade, número que representa 5,9 milhões de portugueses.

A APB alerta para a necessidade do Estado aumentar a capacidade de resposta face à prevenção, ao diagnóstico e tratamento da obesidade. “A obesidade é uma doença crónica complexa e multifatorial que está associada a mais de 200 outras doenças, como diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial, síndrome de apneia obstrutiva do sono, síndrome metabólica, doenças cardiovasculares, incontinência urinária, e cerca de 13 tipos de cancro, ou seja, uma pandemia muito mais letal do que a covid-19”.

Ana Marta Faria, nutricionista e quem dá voz à rubrica Nutrição e Bem-estar na Voz da Planície, deixa alguns conselhos no âmbito deste dia em que se assinala o Dia Mundial da Obesidade, sublinhando que a obesidade é “um dos principais problemas da saúde pública à escala mundial” e que a sua “elevada prevalência tem um impacto económico e social significativo”. Revela também que é importante promover “a alimentação saudável, enquanto uma estratégia com extrema relevância para a prevenção desta doença”.

Ainda no âmbito do Dia Mundial da Obesidade, “uma microbiota saudável é crucial no controlo do apetite”,  revela a professora catedrática Conceição Calhau da NOVA Medical School e investigadora do CINTESIS, que afirma que algumas bactérias que habitam o nosso intestino podem ter um papel preponderante na prevenção e tratamento do excesso de peso e da obesidade, doenças que, no seu conjunto, afetam mais de metade da população portuguesa.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Ornatos Violeta celebram 25 anos de “O monstro precisa de amigos”

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.