terceiro setor

A sessão tem início marcado para as 14.00 horas e decorre até às 17.30 horas, no Centro UNESCO, em Beja. O evento conta com a participação de um conjunto de oradores, conhecedores da matéria em análise e prevê, ainda, um período de debate aberto à participação do público.

Os organizadores convidaram para integrar o painel: Miguel Bento, docente do Instituto Politécnico de Beja; João Cascalheira, presidente do CSNSG – Centro Social Nossa Senhora da Graça, de Baleizão; José Baguinho, presidente do CSCRBE – Centro Social Cultural e Recreativo do Bairro da Esperança de Beja, Macário Correia, dirigente da CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e Sérgio Fernandes, diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Beja.

O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais e desempenham um papel fundamental na resposta aos problemas sociais. O papel deste setor tem sido reconhecido pelo poder político, meios de comunicação e por diversas instâncias nacionais, e europeias, como uma alternativa ao combate do desemprego e como instrumento de coesão social, que gera capital social e promove um tipo de economia com valores democráticos que coloca as pessoas em primeiro lugar. E é sobre estas matérias, e tendo em atenção, também, as dificuldades que enfrentam, atualmente, as organizações do terceiro setor, que o evento de hoje se dedica. Tendo como lema “é preciso cuidar para sustentar e sustentar para cuidar”, o seminário sobre a “Sustentabilidade das Organizações do 3º Setor” pretende, igualmente, fazer um ponto de situação sobre as situações que enfrentam, atualmente, estas organizações e que papel podem continuar a ter, nas respostas adequadas aos problemas sociais.


Comente esta notícia