Fórum Municipal de Castro Verde
"Metáfora ou a Tristeza virada do Avesso" deCatarina Vasconcelos é a primeira a ser exibida, aborda a correspondência entre um irmão e uma irmã, em pleno aniversário da morte da mãe, que os leva numa viagem ao passado, para compreender o Portugal revolucionário de há 40 anos atrás, o tempo e o país em que a sua mãe vivia.

Uma história familiar como metáfora da revolução e da história de um país, distinguida como Melhor Curta-Metragem Internacional pelo "Cinema du Réel", importante festival de cinema documental de Paris.

Segue-se "Teares" de Mónica Baptista, uma curta que tem por base a construção da Barragem de Castelo de Bode, na bacia do rio Zêzere, teve início no ano de 1945. No presente, junto à nova albufeira, encontramos três mulheres que, nascidas na mesma década da construção da barragem, mantêm uma das mais ancestrais práticas humanas, o tecer. É nos vaivéns do tear que se enlaça o caráter misterioso e patético da vida, os acontecimentos do subconsciente e as mutações da paisagem.

Comente esta notícia