terceiro setor

Esta iniciativa foi realizada no âmbito do estágio dos formandos Marlene Luís e Carlos Cascalheira, do Curso Técnico de Organização de Eventos, do Centro de Beja do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Os organizadores convidaram para integrar o painel: Miguel Bento, docente do Instituto Politécnico de Beja; João Cascalheira, presidente do CSNSG – Centro Social Nossa Senhora da Graça, de Baleizão; José Baguinho, presidente do CSCRBE – Centro Social Cultural e Recreativo do Bairro da Esperança de Beja, Macário Correia, dirigente da CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e Sérgio Fernandes, diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Beja.

As dificuldades financeiras foram as mais faladas ao longo do evento e aquelas, que segundo as instituições, mais condicionam as respostas que devem ser dadas. Ficou claro, também, que falta criar, em Beja, o Núcleo da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e a promessa de que a resolução deste problema estará para breve.

Este foi um seminário onde foram identificadas, igualmente, boas-práticas e exemplos de sucesso de organizações do terceiro setor a operar na cidade, e concelho. E onde ficou esclarecido que apesar das dificuldades que enfrentam, as organizações do terceiro setor conseguem reinventar-se no sentido de continuarem a dar as respostas sociais de que tanto carece a população dos territórios de baixa densidade.




Comente esta notícia