Agricultura

Esta iniciativa está enquadrada no projecto REUSE e tem por objectivo sensibilizar para a utilização de Água para Reutilização na actividade de regadio na região do Alentejo.

O REUSE é um projecto financiado pelo Fundo Ambiental e desenvolvido em parceria entre a Águas de Portugal, AgdA-Águas Públicas do Alentejo, EDIA, Instituto Superior de Agronomia, EFACEC e Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio.

Um dos pilotos de demonstração deste projecto decorre na ETAR de Beja onde foi instalado um sistema de produção de água para agricultura tendo como fonte as águas residuais tratadas nesta ETAR. Este piloto utiliza tecnologias de tratamento de reduzido custo operacional (painéis concentradores da radiação solar para desinfecção da água para reutilização por acção da radiação UV e acção térmica) destinando-se a água ao regadio de uma plantação de romãzeiras.

Nesta sessão, e para além do REUSE, será apresentado o projecto internacional SuWaNu, onde se inclui Portugal, o qual está a estudar a situação actual da reutilização de águas residuais na rega no mediterrâneo. Os promotores portugueses são a FENAREG e a CONSULAI.

Com esta acção pretende-se discutir a problemática da reutilização de águas residuais para fins agrícolas, as oportunidades e os desafios dessa utilização, envolvendo todos os protagonistas.

Em Beja já está em regime de experimentação o sistema de produção de água para reutilização através da desinfecção solar das águas residuais tratadas na ETAR de Beja, para posterior utilização, por um agricultor da região, na rega de um pomar, tendo como objectivo, estudar o impacte da água para reutilização nas plantas, solo e água.


Comente esta notícia