Taberna

A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) está a promover novas rotas turísticas em torno do património alentejano. "Rota das Tabernas - Encontros e Tradições" é a mais recente edição desta Associação e consiste num roteiro turístico em três línguas - português, inglês e espanhol - pelos concelhos de Mértola, Castro Verde, Beja, Almodôvar, Ourique e Serpa.

Um dos exemplos é o Mapa da Rota das Tabernas de Castro Verde que divulga um total de 9 tabernas e fornece, paralelamente, um conjunto de informação útil, como horários de funcionamento, petiscos, e, nalguns casos, o percurso a efetuar para lá chegar. O roteiro inclui ainda um mapa geral das Tabernas Alentejanas e um conjunto de petiscos típicos da região, como o cozido de grão ou a cabeça de borrego assada. 

Este roteiro tem como objetivo levar o visitante à descoberta de um património cultural em extinção e é mais um contributo na salvaguarda, valorização e revitalização das tabernas típicas alentejanas por serem o "testemunho da vida económica, social e cultural do último século e marcas de referência de épocas passadas", conforme nota explicativa desta Rota.


Comente esta notícia