Hora de Inverno

Dá-se assim início ao horário de inverno, em que os dias começam a ser mais pequenos e as noites, maiores. Em 2021, as mudanças de hora vão ocorrer nos dias 28 de Março e 31 de Outubro. Mas a mudança de hora poderá vir a realizar-se pela última vez nesse mesmo ano.

"No final de Agosto de 2018, o então presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, anunciou que a instituição iria propor o fim da mudança de hora na União Europeia. Em Março de 2019, o Parlamento Europeu pronunciou-se, em Estrasburgo, a favor da proposta, mas vários ministros nacionais, incluindo o português António Costa, manifestaram interesse em manter o actual horário bi-anual, razão porque os eurodeputados optaram, em reunião, por atrasar as medidas.

Segundo o parlamento, caberá a cada Estado-membro decidir se quer aplicar a hora de verão ou a de inverno, embora devam coordenar entre si a escolha das respetivas horas legais, para salvaguardar o bom funcionamento do mercado interno – a decisão deveria ter sido comunicada a Bruxelas até 1 de Abril de 2020. A proposta atual é, contudo, que a última mudança obrigatória para a hora de verão decorra no último domingo de Março de 2021, com os Estados-membros que prefiram manter o horário de Inverno a acertar também os relógios no último domingo de outubro. Após essa data, as mudanças de hora sazonais deixariam de ser possíveis."



Comente esta notícia

Galeria de fotos