“Está na hora da CIMBAL tomar uma posição mais coesa”
“Está na hora da CIMBAL tomar uma posição mais coesa”. Foi assim que João Português, que tem no terreno as ações, com os grupos parlamentares, referentes à eletrificação da linha férrea Beja/Casa Branca e que integra o Conselho Regional do Alentejo de preparação da estratégia 2030, reagiu ao anúncio do Governo de deixar de fora do Programa Nacional de Investimentos, por mais 10 anos, a linha do Alentejo.

O Município de Cuba tem estado a realizar uma série de audiências com os grupos parlamentares, com o intuito de apresentar um Caderno Reivindicativo, com o nome “O comboio que queremos”, exigindo a modernização e eletrificação do troço ferroviário entre Beja e Casa Branca; a modernização do material circulante; a reposição dos comboios diretos Beja-Lisboa-Beja e a modernização e eletrificação do troço Beja-Funcheira, com a reposição da circulação de comboios nesta linha. A autarquia de Cuba só não conseguiu apresentar, até à data, as suas propostas aos grupos parlamentares do PS e do PSD.
João Português, presidente da Câmara Municipal de Cuba, diz estar perplexo com a decisão de deixar de fora do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI), a eletrificação da linha férrea Beja/Casa Branca. Perante esta revelação, João Português apela à união de todos, no sentido de se reverter a situação e lembra que há partidos que têm responsabilidades nesta matéria, nomeadamente o PS, o PSD e o CDS-PP.
João Português diz mesmo, que depois deste anúncio, está na hora da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo tomar uma posição mais coesa sobre esta matéria, frisando que é isso que as populações esperam dos seus eleitos e que está na altura de endurecer as ações, assim como de tomar medidas.
Recorde-se que a discussão pública sobre o PNI 2030 para definir as prioridades dos investimentos infraestruturais estratégicos de médio e longo prazo, nos sectores da Mobilidade e Transportes, Ambiente e Energia, já começou e que o Governo está a avançar com a realização de debates temáticos, em todo o país. É preciso anotar também, que o período de discussão do PNI 2030 termina no final do próximo mês de setembro.