Estudo Observador Cetelem indica que portugueses gastam mais
Numa fase em que a confiança está a voltar à economia, o mais recente estudo Observador Cetelem Férias 2017, indica uma maior aposta nos gastos. É na altura de férias que são registados os gastos mais elevados. "Lazer e Viagens" é a categoria onde existe uma maior intenção de compra.

Segundo o estudo, o facto de 31% dos portugueses que não fazerem férias na temporada de verão, deve-se, principalmente, a motivos financeiros (55%) ou por terem preferência por outros períodos do ano para descansar (21%).
Das pessoas que optam por passar férias "cá dentro", a maioria (44%) fá-lo em casa de familiares. Já quanto a quem passa férias no estrangeiro, 75% dos inquiridos preferem a estadia em hotéis. O Cetelem revela, ainda, em comunicado oficial que "o preço, com 36% e a localização, com 35%, são os fatores mais valorizados na escolha dos destinos."
Os portugueses que vão viajar para o estrangeiro planeiam gastar cerca de 1465 euros durante as férias, enquanto que para aqueles que escolhem o território nacional para o fazer o valor desce para uma média de 950 euros.