Gonçalo Tristão e Gonçalo Rodrigues

O evento bianual que se realiza, este ano, sob o tema “Regadio em Mudança: a Modernização na Dinamização do Desenvolvimento Regional”, pretende ajudar os profissionais da área e, nesse sentido, vão ser debatidos temas como uso da água e energia, drenagem, energias renováveis no regadio, o regadio no minifúndio, a sócio-economia na agricultura de regadio, regadio e ambiente e agricultura de precisão e Big Data.

Este evento que decorre a partir de hoje e até sexta-feira, em Monte Real, Leiria, tem como objectivos juntar os especialistas nos vários temas que serão abordados e incentivar a troca de pontos de vista entre eles, de modo a, obter conclusões que beneficiem a tomada de decisões no setor da agricultura de regadio.

Neste congresso colaboram a Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (SCAP), a Federação Nacional de Regantes (Fenareg), a Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Dgadr) e a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).

Os organizadores consideram fundamental que o debate e as conclusões tenham uma expressão de fácil assimilação para o beneficiário último, ou seja, o agricultor.

É sobre este Congresso e, também, sobre a temática da evolução da agricultura de regadio e os grandes desafios que esta prática enfrenta, que vamos falar no magazine de hoje, em que são nossos convidados, Gonçalo Morais Tristão, presidente do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR) e Gonçalo Rodrigues, diretor executivo do COTR.

“Agricultores do Sul” para ouvir esta tarde, a partir das 18.00 horas, em 104.5FM ou através da emissão online em http://www.vozdaplanicie.pt/programas/28




Comente esta notícia