Voltar

Atualidade

FAABA reclama medidas excepcionais contra a seca

Atualidade

FAABA reclama medidas excepcionais contra a seca


A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) vai enviar com caráter de urgência, uma missiva ao Ministério da Agricultura, a solicitar medidas imediatas de apoio, que previnam o aumento insustentável dos prejuízos provocados pela situação de seca extrema que esta região atravessa.

De acordo com a FAABA, o sector pecuário é dos mais afetados, uma vez que os produtores se deparam não só com a “escassez de água para abeberamento dos animais”, como também, devido à falta de pastagens naturais, veem “as reservas de palha e feno para o gado” a esgotarem-se. Esta situação têm levado “ao aumento exponencial das despesas por parte dos produtores pecuários”, sendo que, alguns deles, já se desfizeram de parte do seu efetivo.

Perante este quadro, os agricultores alentejanos pedem uma ajuda de carácter excepcional, junto do Ministro da Agricultura, dirigida, em particular, aos produtores do sector pecuário, tal como explica Rui Garrido, presidente da FAABA.

No campo do regadio a seca prolongada e extrema teve também repercussões, nomeadamente, no aumento das despesas com o consumo de água e energia, situação que veio a comprometer “a qualidade e a quantidade da produção”.

Neste quadro, a direção da FAABA considera que se mantêm atuais as propostas, anteriormente, apresentadas contudo, reclama junto do Ministério da Agricultura a adopção de medidas de carácter excepcional. Rui Garrido esclarece que medidas são essas. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.