Voltar

Fabricante da aeronave que caiu colabora na investigação

Fabricante da aeronave que caiu colabora na investigação


O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) informou a Agência Lusa, de acordo com o Notícias ao Minuto online, que dois engenheiros da empresa suíça fabricante da aeronave, a Pilatus Aircraft, deslocam-se ao local do acidente nesta terça-feira, dia 21, para ajudarem o GPIAA a perceber as causas do acidente.

Recorde-se que o acidente da aeronave que transportava oito pessoas provocou a morte do piloto e dos sete paraquedistas, que integravam a tripulação, quatro ficaram feridos, dois em estado grave e dois com ferimentos ligeiros.

O GPIAA já tem também, dois investigadores no terreno, que estão a proceder aos "primeiros levantamentos" para se perceber os motivos da queda da aeronave, no domingo, na zona de Canhestros, no concelho de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, avança, igualmente, o Notícias ao Minuto.

Na notícia, a publicação online refere que, segundo Álvaro Neves, do GPIAA, "a aeronave, do modelo Pilatus PC6, com capacidade para 10 pessoas, tem matrícula alemã e pertence a um operador privado alemão, que tem um contrato de prestação de serviços com a empresa aérea Aero Vip, a concessionária das linhas aéreas regionais que ligam Bragança a Portimão e Porto Santo e Funchal e pertence ao grupo Seven Air, o qual também detém a empresa SKyFall, que faz voos para paraquedistas já treinados e através da qual foi efetuada o voo daquela aeronave no domingo e a partir do aeródromo de Figueira dos Cavaleiros, no concelho de Ferreira do Alentejo".

No domingo, o grupo de sete paraquedistas "ia saltar a cerca de 14 mil pés, sensivelmente, e a aeronave ainda estava a subir quando teve o problema a sete mil pés", a metade do percurso do "patamar de largada" dos paraquedistas, disse ainda Álvaro Neves.

Os dois feridos graves, dois homens de nacionalidade portuguesa, um com 40 e outro com 45 anos, foram transportados para o Hospital de São José, em Lisboa, onde estão internados "clinicamente estáveis, com prognóstico favorável", disse à Lusa a assessora da unidade hospitalar. Os dois feridos leves, duas mulheres, uma de 37 e outra de 48 anos, foram transportadas para as urgências do hospital de Beja, de onde tiveram alta às 23:45 de domingo, disse à Lusa fonte oficinal da unidade hospitalar.

O alerta para o acidente foi dado às 19:08 de domingo para Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja e as operações de socorro envolveram 60 operacionais e 21 veículos dos bombeiros de Aljustrel, Beja, Ferreira do Alentejo e Alvalade do Sado e da GNR, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital de Beja e dois helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.