Voltar

Feira de Castro este fim-de-semana

Feira de Castro este fim-de-semana


A Feira tradicional é complementada com um programa cultural que destaca o cante alentejano, a viola campaniça e o cante ao baldão. 

Junta tradição e modernidade. Coloca, lado a lado, mantas de lã feitas em teares tradicionais e tecnologia de última geração. É palco das vozes do cante que identificam as raízes do Alentejo e dos sons que se experimentam hoje à procura do futuro. Realiza-se sempre ao terceiro fim-de-semana de Outubro. Falamos da secular Feira de Castro que este sábado e domingo é motivo de romagem a terras do Campo Branco.  

A par da animação da própria feira, que se estende pelas principais artérias da vila, será dinamizado um programa cultural com o objectivo de valorizar a tradição e o património oral da região. Durante estes dias, o cante alentejano, a viola campaniça e o cante ao baldão assumem especial destaque em iniciativas como "A Planície a Cantar" ou o "XXIII Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão\", que outrora aconteciam de forma espontânea no decorrer da feira.

No sábado, dia 19 de outubro, há desfile de Bandas Filarmónicas pelas principais artérias de Castro Verde e ruas da Feira, com a Banda Filarmónica 1º de Janeiro e a Banda Municipal de Villablanca (Espanha). O tradicional desfile de corais - Planície a Cantar - decorrerá entre a Rua D. Afonso I e a Praça da Liberdade. 

Destaque ainda, no sábado à noite, para o concerto com "VIRGEM SUTA", às 21h30, no Cineteatro Municipal de Castro Verde.  Paralelamente, decorrerá, no Fórum Municipal de Castro Verde, o XXIII Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão, promovido pela Cortiçol, em colaboração com a Câmara Municipal de Castro Verde, dinamizando um dos traços culturais mais genuínos da história da Feira - o cante ao desafio.

Do programa deste ano faz também parte, no sábado, a I Exposição Canina de Raças Portuguesas e o I Concurso Canino. Durante estes dias os visitantes poderão ainda apreciar a IV Mostra de Aves de Castro Verde, no Pavilhão de Mostras do Largo da Feira.


PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.