Feira do Azeite de Vale de Vargo

Do programa destacamos a realização de um colóquio sobre a temática do azeite, intitulado “Azeite: património alimentar milenar”, a ter lugar neste sábado, dia 16, pelas 10.00 horas, no Salão Polivalente. Neste colóquio, são vários os painéis em cima da mesa: “Serpa, Roma, Oliveiras e Azeite. Vestígios rurais romanos no território de Serpa”, a cargo de Miguel Serra, arqueólogo da Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Serpa e “A produção de azeite no ocidente da Península Ibérica: o que nos diz o registo arqueológico”, por Carlos Fabião, arqueólogo e professor associado do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Ainda incluída no programa, tem lugar uma intervenção sobre “O Azeite na Gastronomia Portuguesa”, pelo chef António Alexandre (uma Simbiose Alentejo) e ainda uma outra sobre “O azeite e os portugueses: uma história de afetos”, pelas mãos de Pedro Cruz Gomes, gastrónomo, docente de História da Alimentação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Agendada está, também, a demonstração de Culinária e Cosmética Viva – Bio cosmética “O que a sua boca pode comer, a sua pele agradece”, organizada pelo Jardim Terapêutico, e levado a cabo por Maria José Palma e pela terapeuta Ana Fernandes, neste sábado e domingo, às 15.00 horas.


Comente esta notícia