Odemira

Este evento mobiliza anualmente milhares de visitantes para um intenso programa de atividades que promove a cultura e o cante alentejano em particular. 

Destaque para a Exposição de Artesanato e Produtos Regionais, a decorrer entre 1 e 3 de maio, com dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo, nas várias artes e ofícios. A organização pertence à Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, com o apoio do Município de Odemira e Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

A animação começa nesta quinta-feira com um baile com o artista Ruben Baião. Amanhã, às 12.00 e às 16.00 horas, há animação de rua pelo Grupo Musical Amoreirense e as Danças Tradicionais do Alentejo. Pelas 14.30 horas, terá início o 10º Festival de Cantares ao Desafio/Improviso, com a participação dos cantores da região e do Grupo de Concertinas "Raízes do Minho". À noite há baile com Fábio Lagarto e espetáculo com o artista Zé do Pipo.

Neste sábado, dia 2 de maio, pelas 10.30 horas, é realizado o colóquio "Cante Alentejano - Património Imaterial da Humanidade". Pelas 14.30 horas terá início a Tarde do Cante, com a participação dos grupos "Vozes Femininas" de Amoreiras-Gare, "Os Mineiros de Aljustrel", "As Ceifeiras" (Entradas), "Os Amigos do Alentejo" (Feijó) e o Grupo Coral Juvenil "Bafos de Baco" (Cuba). Para as 16.00 horas está marcada uma sessão de esclarecimento sobre incentivos de apoio à manutenção e à instalação de floresta. A partir das 17.00 horas, o palco das Festas de Maio será da "Campaniça Trio", com Pedro Mestre, David Pereira e José Diogo. A noite será preenchida com um baile com Rui Soares & Lau e espetáculo com David Antunes & Midnight Band, com a participação de Vanessa Silva.

No último dia de Festas de Maio, no domingo, pelas 10.00 horas haverá Missa celebrada pelo Bispo Auxiliar de Beja, D. João Marcos, acompanhada pelo Coro do Carmo de Beja, sob a Direção do Padre Cartageno. A partir das 11.00 horas haverá atuação de artistas e poetas populares e a entrega de prémios do 5º Concurso de Poesia. Para a tarde está reservado um concerto de violas campaniças pelo grupo "Moços d’um Cana" da Escola Secundária de Castro Verde e o habitual Encontro de Cante ao Baldão, aberto a todos dos cantadores. No final da tarde haverá a atuação do Grupo Musical Amoreirense e do Rancho Folclórico da Casa do Povo da Conceição Faro. Como já é tradição, as Festas terminam com a Tourada à Alentejana. 


Comente esta notícia