Voltar

Fundação INATEL realiza sonho de habitantes de São Miguel do Pinheiro

Fundação INATEL realiza sonho de habitantes de São Miguel do Pinheiro


Os habitantes de São Miguel do Pinheiro, no concelho de Mértola, vão, no próximo fim-de-semana, conhecer o Norte do País.

Uma viagem que surge porque São Miguel do Pinheiro foi eleita "Aldeia dos Sonhos", um projecto da Fundação INATEL que todos os anos realiza o sonho de uma localidade com menos de 100 pessoas.

A maioria dos 87 habitantes de São Miguel do Pinheiro, são idosos que nunca gozaram férias "fora de portas" ou viajaram por mais de um dia, o sonho que pediram foi conhecer a região do Minho e a cidade do Porto.

O município de Mértola refere, na candidatura que apresentou ao projecto, a unanimidade por parte da população em visitar a zona norte do país pelo facto de ser "a região mais distante geograficamente do seu local de origem e com características paisagísticas bem diferentes do Alentejo".

O programa da viagem inclui visitas ao Santuário Bom Jesus de Braga e ao centro de Viana do Castelo, um percurso em funicular em direcção ao Santuário e Miradouro de Santa Luzia e um jantar numa quinta típica minhota com espectáculo de animação regional. Na cidade do Porto, o circuito inclui um passeio pela baixa da cidade, uma visita guiada à Casa da Música e à Igreja e Torre dos Clérigos, assim como uma prova de Vinho do Porto no ambiente das típicas caves do Douro.

O Projecto "Aldeia dos Sonhos" realiza sonhos de natureza turística, cultural e desportiva das populações mais isoladas do país que, de outra forma, não teriam possibilidade de os realizar. Segundo a Fundação INATEL, o objectivo passa pela sensibilização para a importância da salvaguarda do património cultural, material e imaterial, das aldeias históricas portuguesas, assim como a atribuição de maior notoriedade a pequenas localidades, designadamente com visitas turísticas organizadas.

São Miguel do Pinheiro, por ser agora uma "Aldeia dos Sonhos" vai fazer parte do mapa turístico da Fundação INATEL, sendo integrada no circuito de programas turísticos da instituição, como o "Turismo Sénior" ou o "Turismo para Todos".


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.