operação floresta 2019

A GNR tem vindo a exercer um esforço na realização de ações de sensibilização junto da população, com o intuito de promover e fomentar boas práticas agrícolas e acima de tudo transmitir uma mensagem de dever cívico na prevenção generalizada aos incêndios rurais, partindo da premissa que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger.

Na sequência das ações realizadas pela GNR, constatou-se que muitos terrenos continuam a carecer de limpeza, de forma a salvaguardar a manutenção das faixas de gestão de combustíveis e assim contribuir para a redução do elevado número de incêndios rurais.

Para esta quarta-feira, dia 6, estão programadas ações de sensibilização para os concelhos de Mértola e Castro Verde. Amanhã prosseguem nestes três concelhos e chegam, também, a Barrancos. Sexta-feira, dia 8, as ações abrangem o concelho de Vidigueira e regressam no sábado, dia 9, aos concelhos de Mértola e Odemira.

A GNR recorda que a falta de manutenção das faixas de gestão de combustíveis, ou seja limpeza dos terrenos, constitui infração do foro contraordenacional e os seus responsáveis incorrem em coimas de 280 a 10 mil euros, no caso de pessoa singular, e de 1.600 a 200 mil euros, para pessoas coletivas.


Comente esta notícia