spring GNR
Prevenir a adopção de comportamentos de risco por parte da população jovem que se desloca nesta altura do ano para o sul de Espanha e Catalunha em férias escolares é o principal objectivo.

A operação inclui duas fases, na primeira, que termina hoje, os militares do Programa Escola Segura realizam acções de sensibilização junto dos jovens, alertando-os para os comportamentos de riscos associados a estas viagens, bem como prevenindo-os de comportamentos aditivos e dependências.

Na segunda fase., a partir de amanhã e até domingo, militares dos Comandos Territoriais, com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de detecção de droga, realizam acções de fiscalização junto às fronteiras terrestres no sentido de detectar a prática de ilícitos associados ao consumo de substâncias estupefacientes, bem como garantir as condições de segurança dos veículos que transportam os jovens. A operação conta com a colaboração da Guardia Civil de Espanha.

Na operação de 2016, para além da realização de 368 ações de sensibilização dirigidas a mais de 12 mil alunos, foram ainda fiscalizados 233 veículos nas fronteiras tendo-se registado uma detenção por tráfico de estupefacientes, a apreensão de 51 doses de haxixe e 3 contra-ordenações por consumo de estupefacientes.

Comente esta notícia