censos gnr senior 2019

  Uma operação para que visa identificar a população idosa, que vive sozinha e/ou isolada, com o objectivo de actualizar os registos das edições anteriores e identificar novas situações.

Os militares da GNR vão realizar um conjunto de acções de sensibilização, junto das pessoas idosas em situação vulnerável, através de contactos pessoais e de actividades em sala, para que este público-alvo adopte comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente, em situações de violência, de burla, furto em residência e ainda prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool.

No decorrer da operação, os militares vão também divulgar os programas “Apoio 65-Idosos em Segurança” e “Residência Segura”, que permitem recolher os elementos necessários para a elaboração de um mapa, com a localização georreferenciada de todas as residências aderentes ao projecto. Esta identificação geográfica torna assim mais eficaz,as acções de patrulhamento e a vigilância dos militares da GNR, traduzindo-se numa resposta policial mais célere.

Recorde-se que a Operação “Censos Sénior” levada a cabo pela GNR, em Outubro de 2018, registou 3.715 idosos a viveram sozinhos ou isolados no distrito de Beja.



Comente esta notícia