passageiros em Segurança

Uma operação de fiscalização selectiva de veículos pesados de passageiros e veículos afectos ao transporte colectivo de crianças, com o objectivo de garantir o cumprimento dos normativos legais aplicáveis, de promover a segurança rodoviária dos seus utilizadores e de reduzir os índices de sinistralidade rodoviária. Esta operação insere-se numa iniciativa dos Serviços Europeus de Inspecção de Transportes, membros da Euro Contrôle Route, que leva a efeito um conjunto de acções de controlo deste tipo de veículos.

A GNR afirma que nos últimos anos, fruto do crescimento económico e da procura turística, houve um aumento do tráfego de veículos pesados de passageiros, nacionais e estrangeiros, em território nacional, aumentando proporcionalmente o envolvimento deste tipo de veículos em acidentes de viação nas estradas portuguesas.

Segundo a GNR “no triénio 2016-2018 ocorreram mais de 16 mil acidentes envolvendo veículos pesados, dos quais resultaram 179 vítimas mortais e 428 feridos graves” e “do universo dos veículos pesados, assume especial sensibilidade o transporte público de passageiros, na medida em que o incumprimento dos normativos legais, principalmente ao nível das regras de segurança, violação de tempos de condução e repouso ou a adopção comportamentos de risco poderá colocar em causa a segurança e integridade física de um elevado número de passageiros”.

Durante esta operação, que decorre até ao próximo domingo, estão empenhados os Comandos Territoriais e a Unidade Nacional de Trânsito, que incidem a fiscalização nas infracções no âmbito do transporte de passageiros.



Comente esta notícia