Faceco 2017

Luis Medeiros, o Secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação esteve presente na cerimónia inaugural da Faceco 2017 - a Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.

O governante trouxe dados estatísticos muito animadores relativamente ao crescimento do peso da agricultura na economia portuguesa, dando como exemplo o crescimento de oito por cento ao ano nas exportações agro-alimentares.

Uma dinâmica que o governo pretende manter através de mais investimentos também aqui no litoral alentejano.

Luis Medeiros deixou o desafio às cerca de 55 empresas da área da hortofruticultura sedeadas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que produzem frutas, legumes e flores - para que se posicionem de forma a conseguirem atingir, em 2020, os dois mil milhões de euros de exportações.

Até domingo, em São Teotónio, a Faceco mostra a diversidade do vasto território do concelho de Odemira. Do artesanato à agricultura, passando pela pecuária ou pelo turismo.

Esta foi uma das ideias sublinhadas por José Alberto Guerreiro, presidente da autarquia de Odemira, na inauguração da Faceco 2017.

A animação é também uma constante no recinto da Faceco. A primeiro noite terminou com o concerto de Aurea no palco principal da feira.

Para este segundo dia, logo pela manhã pode assistir ao 29º Concurso de Raça Limousine; ao 22º Concurso Regional de Cabra Charnequeira e 19º Concurso de Mel.

Durante a tarde será dada a provar a cerveja artesanal AlenTejo, a partir das 14h30. Meia hora depois pode assistir à apresentação do Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira.

Para as 17h15 está agendado o arranque da 7ª edição da Prova de Mel Infantil. O teatro de marionetas "Bola Mágica" invade o recinto a partir das 17h30 e quinze minutos depois inicia-se o desfile da Banda Filarmónica de Odemira.

Ao final da tarde os visitantes serão surpreendidos com a possibilidade de degustação de produtos como o azeite, queijos e chocolate artesanal.

O palco principal da feira recebe, este sábado à noite, o concerto de Celina da Piedade e a música prossegue noite fora com a DJ Isabel Figueira.


Comente esta notícia