REGADIO DO ALQUEVA FOTO
Até agora, um jovem agricultor podia contar com um apoio de 15 mil euros mas, no concurso que abre já em Novembro, o valor vai aumentar para os 20 mil euros.

No total, o ministério tutelado por Capoulas Santos vai disponibilizar mais de 52 milhões de euros, entre fundos comunitários e apoios do Estado, que podem ser usados por agricultores com menos de 40 anos.

Nelson Figueira, do Gabinete de Coordenação Regional do Alentejo da AJAP-Associação de Jovens Agricultores de Portugal, afirma que este é mais um incentivo mas recorda que as verbas disponíveis no PDR 2020 são mais reduzidas do que as do quadro anterior, nomeadamente do PRODER.

Ainda segundo, Nelson Figueira, o aumento de 5 mil euros, no prémio-base de apoio à primeira instalação, por si só não vai trazer mais jovens para o sector agrícola, há outros aspectos que o Governo precisa rever.

Finalmente, Nelson Figueira destaca as oportunidades criadas por Alqueva para os jovens agricultores, mas chama a atenção para a necessidade que existe de criação de empresas.

Comente esta notícia