IP8 Obras paradas

Aquela posição conjunta resulta da análise que efectuaram ao Relatório do Grupo de Trabalho das Infra-estruturas de Elevado Valor Acrescentado (GTIEVA), onde frisam ter verificado que as opções deste Governo continuam a ser marcadas pelo "virar de costas" ao desenvolvimento da região.

No documento enviado à nossa redacção é frisado que perante o cenário contínuo de ostracização das infra-estruturas e potencialidades regionais, os autarcas socialistas rejeitam veementemente as propostas do Relatório, por "remendar" as obras estruturantes para a região, condenando ao abandono a construção do IP8 entre Sines e Beja, por auto-estrada.

Ainda fora dos planos do Governo, e sem qualquer referência no Relatório, diz também, o comunicado dos autarcas socialistas, estão os troços em falta para concluir os IC27 e IC4, vias consideradas por todos e muito em especial pelos empresários da região como absolutamente estruturantes, no desenvolvimento turístico, agro-alimentar e na internacionalização económica da região.

O comunicado termina com a indicação de que os autarcas socialistas do Baixo Alentejo consideram ainda, inaceitável a pretensão do governo de limitação das capacidades de intervenção das autarquias a fundos nacionais e comunitários, essenciais para desenvolver e requalificar vias e infra-estruturas em benefício das populações, do desenvolvimento económico e da coesão territorial.


Comente esta notícia

Estes Sr.s Presidentes têm toda a razão. O Governo virou as costas ao Alentejo. Só é pena que estes Sr.s só se lembrem de dizer isto agora e não se tenham lembrado de dizer isto há uns anos atrás. Estes Sr.s acham que o Governo virou costas ao Alentejo, porque o Governo é de outra cor política. O QUE EU LHES PERGUNTO É: E QUAL ACHAM QUE É A OPINIÃO DOS ALENTEJANOS QUANDO O PS ESTÁ NO GOVERNO? E QUAL ACHAM QUE É A OPINIÃO DOS ALENTEJANOS QUE NÃO SÃO NEM PS, NEM PSD? E QUAL ACHAM QUE É A OPINIÃO DOS ALENTEJANOS QUE NÃO GOSTAM DE POLÍTICA E NÃO SENTEM AFINIDADE POR PARTIDO NENHUM? Haja alguma vergonha... o Governo não virou costas ao Alentejo. TODOS os governos, desde há uns 30/35 anos para cá, viraram costa ao Alentejo. Esta é a verdade. Também viraram costas ao resto do interior do país, mas em particular ao Alentejo e toda a gente sabe bem porquê.... se estivessem interessados em ter um país desenvolvido, acho até que tinham de contar com o Alentejo e com as suas riquezas... sim o Alentejo tem três ou quatro coisas que não encontram em mais lado nenhum: Alqueva, Agricultura, SInes, Évora, Beja, Costa Alentejana, Minério (super, ultra, hiper, mega subdesenvolvido em relação à sua potencialidade), clima, azeite, vinho, etc, etc, etc..... Querem desenvolver o Alentejo? Perguntem ao primeiro alentejano que encontrarem na rua como o podem fazer que ele diz-lhes.... VERDADE OU MENTIRA?

António Pedro dos Santos Serra

30/11/-0001