DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2016

O tema proposto para 2016 - "Museus e Paisagens Culturais"-, visa promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural.

Em Beja, no Museu Regional as entradas são gratuitas e fazem-se visitas guiadas. É feita, igualmente, a inauguração da exposição Os Vampiros, de Filipe Melo e Juan Cavia, integrada no XII Festival Internacional de Banda Desenhada.

Em Almodôvar, esta data é assinalada com a realização, às 16.00 horas, de uma conferência sobre o tema "Descoberta do território da escrita sudoeste", com o arqueólogo Rui Cortes, no Mesa. À noite, às 21.30 horas, há visitas informais, com conversas sobre a "Escrita do Sudoeste" e o Mesa abre as suas portas até às 22.30 horas.

Mértola comemora esta efeméride no Núcleo Museológico da Ermida e Necrópole de S. Sebastião. Com o lema "A minha escola tem um Museu" são efetuadas visitas, dedicadas à comunidade escolar", a partir das 10.00 horas e até às 17.00 horas.

Moura propõe para hoje, para os alunos do ensino básico, a atividade "Histórias com música", no Lagar de Varas do Fojo.

Vidigueira sugere uma visita ao sítio arqueológico de S. Cucufate e uma oficina de "Contos com música". As duas atividades decorrem durante a manhã desta quarta-feira.

A Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, irá decorrer a 21 de maio, ou seja neste sábado e os museus portugueses irão associar-se, uma vez mais, a estas celebrações, tal como os do distrito de Beja.


Comente esta notícia