Voltar

Cultura

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Teatro

Cultura

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Teatro


Neste sábado, celebra-se o Dia Mundial do Teatro. Nesta data, recordamos que o FITA realiza-se este ano e promove o regresso do teatro às salas alentejanas. A organização é da Lendias D'Encantar, Companhia de Teatro de Beja e deixa aqui, hoje, através do diretor artístico António Revez, algumas novidades da edição deste ano.

O FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo está de regresso para a edição 2021, de 29 de abril a 8 de maio. É o maior festival do género no Sul do país e está de regresso para surpreender com produções nacionais e internacionais, tal como refere o diretor artístico António Revez. Um dos objetivos do FITA passa por contribuir para a criação de públicos na região quer entre os residentes quer como polo de atração turística. Recordamos que o Instituto Internacional do Teatro criou, em 1961, o Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de março, havendo uma Mensagem, da autoria de uma personalidade convidada, que é lida nesse dia em quase todo o Mundo.

Para assinalar o Dia Mundial do Teatro, 27 de março, a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) promove a leitura a três vozes da Mensagem de Helen Mirren (Reino Unido), atriz de teatro, cinema e televisão, com a colaboração do Mestrado e Licenciatura em Teatro/Artes Cénicas, da Escola de Artes da Universidade de Évora.

A Mensagem para 2021 incide sobre a resiliência dos profissionais das artes e a sua capacidade, resistência e coragem para sobreviverem à pandemia.

 Gheysla Nascimento, estudante de Mestrado, Fabrisio Canifa  e Constança França, estudantes de Licenciatura, chegam-nos de diferentes latitudes onde a língua portuguesa se torna palavra. Foi o desejo de Teatro que os conduziu ao Alentejo.

Foi o amor ao Teatro que hoje aqui os juntou - da forma possível em tempos tão duros - reafirmando que mal podem esperar ... e não vão (des)esperar!  

O vídeo pode ser visualizado na página da DRCAlentejo, em www.cultura-alentejo.pt

Hoje assinala-se, igualmente, o Dia Nacional do Dador de Sangue.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.