Dia Mundial da Rádio

A primeira mensagem de voz via rádio data de 1906, do dia 24 de dezembro e foi um desejo de Boas Festas. A celebração a 13 de fevereiro do Dia Mundial da Rádio, instituído pela UNESCO em 2011, prende-se com o facto de ter sido neste dia que a Rádio das Nações Unidas começou a transmitir no ano de 1946.

A rádio continua hoje a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novas formas de difusão. As rádios locais assumem, na sua maioria um papel determinante na produção e difusão de conteúdos de proximidade.

Para Pedro Lomba, o segredo da rádio ser um dos media tradicionaisque melhor tem respondido aos desafios das novas tecnologias e plataformas, é a ligação única e insubstituível que tem mantido com os seus ouvintes.

O secretário de Estado coloca grande expectativa no papel estrutural que o novo quadro comunitário Portugal 2020, possa desempenhar no sentido de capacitar os meios locais, assim estes apresentem bons projetos.

A rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.


Comente esta notícia