Barragem do Pisão
O dia de hoje fica marcado pela inauguração, a cargo do Secretario de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, da Barragem de São Pedro e o Adutor de Pedrogão, duas infraestruturas que fazem parte do circuito hidráulico de Pedrogão/Margem Direita do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

O Adutor de Pedrógão / Margem Direita, com cerca de 8.500 metros de extensão, liga o reservatório de Pedrógão à Barragem de São Pedro, localizada perto de Baleizão.

A Barragem de São Pedro, com 24 metros de altura máxima, tem um coroamento com 753 metros de extensão com 7 metros de largura e cria uma albufeira com uma capacidade de 10 milhões e 800 mil metros cúbicos. Como órgãos de exploração e segurança dispõe de circuitos de entrada, tomada de água e caudal ecológico e de descargas de superfície e de fundo.

A Barragem de São Pedro será a responsável pela adução de água a três importantes blocos de Rega do Sub Sistema de Pedrógão, nomeadamente os blocos de São Matias, São Pedro / Baleizão e Baleizão / Quintos, equipados com duas estações Elevatórias e totalizando cerca de 20 mil hectares.

A Barragem de S. Pedro e adutor de Pedrógão / Margem Direita representaram um investimento de 20.986.000,00 euros, cofinanciados em  17.487.000,00  euros  pelo Fundo de Coesão, através do programa POVT, Programa Operacional de Valorização do Território. 

Comente esta notícia