Voltar

Sociedade

“Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo valoriza o território”

Sociedade

“Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo valoriza o território”


Já foi inaugurada a Incubadora Social do Baixo Alentejo, sediada em Beja, na Capela de Nossa Senhora do Rosário, junto à Igreja de Santa Maria. Trata-se de um projeto, formado por uma equipa jovem, cofinanciado entre a Portugal Inovação Social e a Câmara de Beja, que pretende criar condições favoráveis ao surgimento de projetos sociais inovadores na região, apoiando a sua implementação e desenvolvimento.

A apresentação, e inauguração, da Incubadora teve lugar na passada sexta-feira, no âmbito de uma iniciativa dedicada à inovação social e seus contributos para os territórios de baixa densidade, organizada pela Portugal Inovação Social, em parceria com a Câmara de Beja, que contou com a presença de Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e com a participação de cinco projetos, financiados, que estão no terreno e que são exemplos de boas-práticas, com impactos positivos nos seus territórios.

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa explicou a importância que as incubadoras têm para o tecido empresarial, com destaque para a sediada em Beja que pretende ter um impacto social diversificado. Maria Manuel Leitão Marques disse, também, que esta não é a única saída para os territórios de baixa densidade, mas frisou que é um dos caminhos a seguir.

Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social, também esteve em Beja e relevou o facto, da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo ser, do ponto de vista social, estruturante para todo o Baixo Alentejo e de estar incluída  na rede de incubadoras do resto do país.

Paulo Arsénio recordou que a ideia é ter uma incubadora por distrito e que faz sentido Beja assumir este papel, enquanto capital de distrito e pela sua centralidade geográfica. O presidente da Câmara disse, igualmente, que por tudo isto só podia ser o Município de Beja o financiador social da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo.

João Cascalheira, da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, revelou que há um mês que esta estrutura está a funcionar, embora a inauguração tenha sido na passada sexta-feira, e que já há projetos inovadores para avaliar. Mapear e avaliar os projetos do território é a fase que se segue, referiu João Cascalheira, apelando ao contacto de quem tenha ideias para colocar em prática.

A Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, com sede, em Beja, na Capela de Nossa Senhora do Rosário, junto à Igreja de Santa Maria, tem 36 meses para mostrar resultados.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.