Voltar

Internamento de Psiquiatria abre este mês

Internamento de Psiquiatria abre este mês


Margarida Silveira, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, esteve no "Preto no Branco" desta semana. Programa onde fez um balanço positivo da sua atuação nos últimos três anos à frente daquele órgão, e onde anunciou que o internamento de agudos do serviço de psiquiatria do Hospital de Beja vai abrir durante este mês de março.

Margarida Silveira já tinha anunciado a abertura daquele serviço para fevereiro, mas explicou que seria arriscado fazê-lo sem assegurar a contratação de dois médicos para os fins-de-semana e que ainda se está à espera de uma autorização que não chegou.

Nesta conversa, Margarida Silveira esclareceu também, que o concurso para recrutamento de 23 enfermeiros, que tem sido alvo de polémica, está a seguir os trâmites normais e que o Conselho de Administração vai responder a todas as reclamações que recebeu. Os 23 enfermeiros são distribuídos pelo serviço de urgências geral, 8, e pelo Departamento de Psiquiatria, 15. Garantiu que não há assistentes operacionais em baixa médica nas urgências, mas deixou a indicação de que há carências e que os 8 enfermeiros que vão para este serviço são para prevenir situações de limite que possam ocorrer.

Sobre a falta de médicos de medicina geral e familiar, Margarida Silveira frisou que a ULSBA tem aberto concursos, nesta e noutras especialidades, mas que dos 63 que publicou, só conseguiu recrutar 8 médicos. Assegurou contudo, que os 11% de utentes que estavam sem médico de família em 2014, neste momento, não fazem parte da lista de um médico desta especialidade, mas que têm acesso a tratamentos de saúde primários, garantidos pelos profissionais cubanos que contratou e que distribuiu pelos diversos locais que deles careciam.

Nos primeiros três anos de mandato, Margarida Silveira relevou o facto, de não se ter reduzido os cuidados de saúde oferecidos, mas sim aumentado e avançou que se conseguiu controlar os custos do Hospital, alcançando a sustentabilidade a médio longo prazo e que neste novo período de trabalho, o enfoque da atuação do Conselho de Administração vai estar nos cuidados de medicina geral e familiar.

 


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.