Feira do Porco Ourique

A Câmara Municipal de Ourique afirma que “o evento tem contado com a presença de representações de outros países em que o presunto assume importância nas economias locais e na afirmação do Mundo Rural”. Ainda segundo o município a presença, em 2020, de Itália e da Croácia, “é mais um momento de afirmação da rede europeia em defesa da realidade rural, das suas tradições e produtos regionais”.

A autarquia recorda ainda que o presunto de Parma é um dos presuntos mais famosos da Itália, um produto com denominação de origem protegida (DOP), feito com pernas de porcos criados nas regiões central e norte da Itália, com uma alimentação especial: cevada, milho, fruta e o soro e restos de coalho do queijo parmesão. Quanto ao presunto da Cróacia, é produzido na região da Ístria e na região da Dálmata, ao contrário da Croácia costeira do sul, onde os dálmatas defumam o presunto, os ístrios curam a carne com o forte vento setentrional dos Bura. O presunto da Ístria é envelhecido de 12 meses a 18 meses, dependendo das condições climáticas.

A Feira do Porco Alentejano, organizada pelo município de Ourique, em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano, pretende ser um momento marcante na valorização da fileira do porco alentejano e da projecção do Mundo Rural.


 



Comente esta notícia