jessica portugal

A Iniciativa JESSICA, desenvolvida pela Comissão Europeia em conjunto com o Banco Europeu de Investimento (BEI), desafia entidades financeiras, enquanto gestoras de Fundos de Desenvolvimento Urbano, a agir como veículos de financiamento reembolsável de investimentos em reabilitação urbana.

O Fundo JESSICA gere 132,5 milhões de euros de recursos Comunitários e Nacionais, alavancados pelos Fundos de Desenvolvimento Urbano, para um montante total de financiamento disponível de mais de 300 milhões de euros.

Sob o lema de "O crescimento começa nas Cidades", o Fundo JESSICA já financiou cerca de 300 milhões de euros, em mais de 70 cidades portuguesas, num total de mais de 190 projetos, alavancando um total de cerca de 690 milhões de euros em investimentos em desenvolvimento urbano.

O número estimado de empregos permanentes a criar com os projetos financiados ultrapassa já os 3000.

As disponibilidades financeiras actuais ascendem a 20 milhões de euros para apoio a novos projetos.

O ano de 2017 marca o período onde a fase de reaplicação de fundos é consolidada, em que novos investimentos são financiados com as verbas reembolsadas pelos projectos inicialmente apoiados. Com a progressiva aceleração dos reembolsos existirão recursos adicionais para financiamento de projectos de reabilitação urbana.


Comente esta notícia