Azeite

O júri do IV Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra-Prémio Ovibeja, presidido por José Gouveia, um dos maiores especialistas em azeites a nível mundial, já seleccionou os azeites vencedores. A revelação e a entrega dos Prémios vai ser efectuada durante a Ovibeja.

Esta edição, a mais participada de sempre, recebeu mais de 100 amostras de azeite provenientes de produtores de todo o mundo, para além dos habituais países concorrentes, como Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Chile, Argentina, este ano foram entregues amostras provenientes do Uruguai, da Eslovénia, de Israel, entre outros.
O Concurso, promovido pela ACOS-Agricultores do Sul e pela Casa do Azeite, está classificado em 2º lugar no ranking dos "50 Melhores Azeites do Mundo" e o júri é constituído por 40 provadores altamente qualificados e credenciados pelo COI-Conselho Oleícola Internacional.

Heiko Schmidt, representante dos "50 Melhores Azeites do Mundo", afirma que eram bons os azeites que se apresentaram a concurso mas alguns não deviam ter sido classificados "virgem-extra".

Sebastian Sanchéz, director do curso de olivicultura da Universidade da Jaén , a maior província produtora de azeite de Espanha, afirma que este concurso está a atingir, de ano para ano, um nível mais elevado.

José Gouveia, considera que esta edição contou com azeites muito bons e destaca o salto quantitativo e qualitativo que o sector deu, nos últimos tempos, em Portugal.

Os melhores azeites de vários pontos do mundo vão ser dados a conhecer aos visitantes da Ovibeja que podem prová-los, em primeira mão, no Pavilhão Sabor Alentejo.


Comente esta notícia