Voltar

Educação

LabUbiNet do IPBeja é referência nacional na área da perícia forense digital

Educação

LabUbiNet do IPBeja é referência nacional na área da perícia forense digital


O projeto UbiNet do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) comemora em 2019 uma década de existência, nos dias 8, 9 e 10 de maio. Rui Silva, docente do IPBeja e responsável do LabUbiNet, faz, na entrevista que pode ouvir nesta terça-feira, nos jornais alargados das 12.00 e das 17.00 horas, o balanço destes 10 anos de projeto e revela que o UbiNet é uma referência nacional na área da perícia forense digital.

Com o projeto UbiNet, cujo foco de trabalho é a segurança, e o cibercrime, nasceram um mestrado, um simpósio, anual e uma empresa de “sucesso”, a Sparkint, que oferece serviços de ponta na área da segurança informática e que tem uma sede em Beja e outra no Porto.

Rui Silva explica os serviços da Sparkint, identificando algumas das empresas a quem são prestados serviços. O responsável do UbiNet fez questão de referir, igualmente, que apesar da empresa ter feito, a todos os executivos da autarquia bejense, desde 2014, a descrição dos serviços que presta, o IPBeja nunca foi contactado para tal. O docente do IPBeja refere com “tristeza” esta situação, frisando que as maiores empresas do país escolheram a Sparkint para fazer a segurança dos seus sistemas.

Entre o mestrado, a empresa e o laboratório estão mais de 10 pessoas envolvidas, referiu, ainda, Rui Silva, realçando que o LabUbiNet é uma estrutura que cria postos de trabalho. Acrescentou que na área da perícia forense digital, o UbiNet é uma referência nacional, esclarecendo que é a este laboratório que a Procuradoria Geral da República (PGR) recorre para estes trabalhos.

As comemorações de 10 anos do projeto UbiNet são nos dias 8, 9 e 10 de maio e Rui Silva fala, também, nesta entrevista do 10º SimSic, o Simpósio anual, que em 2019 volta a ser dedicado ao tema Cibercrime.

Excertos da entrevista concedida por Rui Silva sobre os 10 anos do projeto UbiNet do IPBeja e que pode ouvir nesta terça-feira, nos jornais alargados das 12.00 e das 17.00 horas.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.