Voltar

Cultura

Lançamento de livro na Biblioteca de Aljustrel

Cultura

Lançamento de livro na Biblioteca de Aljustrel


A Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe neste sábado, pelas 17.00 horas, a apresentação do livro “As rochas que pisamos, se elas falassem!” de Eduardo Moreira. 

Homem polivalente, Eduardo Moreira nasceu em Lisboa, em 1933, mas foi  viver para Aljustrel aos nove meses de idade. Em Aljustrel se casou e exerceu várias profissões, a maioria ligadas à geologia, tanto em Aljustrel como em Moçambique.

Muito cedo começou a interessar-se pela geologia e arqueologia, tendo sido dos primeiros a descobrir alguns dos achados arqueológicos mineiros do Concelho de Aljustrel. Aprendeu a arte do restauro e conservação do espólio encontrado e foi seu guardião durante muitos anos. 

Nesta sua terceira obra, Eduardo Moreira, hoje com 85 anos, procura dar a conhecer a geologia do concelho aljustrelense, de acordo com os conhecimentos que foi adquirindo durante a sua vida, sobre as formações geológicas, os minerais que as compõem, as suas origens, a sua riqueza mineral e as várias transformações que sofreram ao longo de milhões de anos. 

Nesta obra, Eduardo Moreira fala, num tom coloquial, das “suas rochas”, e da sua relação com quem privou, mas também da sua outra paixão: a arqueologia, que aprendeu com arqueólogos de renome.

Curioso, ávido de saber, com uma memória de nível superior, Eduardo Moreira tem-se dedicado, nestes últimos anos, a partilhar os seus conhecimentos com os outros.

É autor da obra “Do fundo das minas de Aljustrel para as profundezas da selva de Moçambique”, na qual conta as suas peripécias, venturas e desventuras que quis partilhar com o mundo, em homenagem à sua falecida esposa. É, também, autor do livro “À Descoberta de Aljustrel – Meu Alentejo”, um valioso contributo para o conhecimento, presente e futuro, de toda a riqueza arqueológica e geológica da vila mineira de Aljustrel.


PUB

Revista RVP-Ovibeja 2023

PUB

Discos

Hoje é dia de novidades discográficas

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.