Voltar

Política fotogaleria

Legislativas: Candidata do BE diz que vai “pôr o Alentejo no Parlamento”

Política fotogaleria

Legislativas: Candidata do BE diz que vai “pôr o Alentejo no Parlamento”


Emergência climática, trabalho com direitos, serviços públicos e acessibilidades condignas são os eixos prioritários do Bloco do Esquerda para as próximas eleições de 6 de outubro. As prioridades foram realçadas, na tarde de ontem, nas Portas de Mértola, na sessão de apresentação dos candidatos do partido pelo círculo de Beja, numa iniciativa que contou com as intervenções de Catarina Martins, coordenadora nacional do BE e Mariana Aiveca, cabeça-de-lista do BE pelo distrito.

No início do seu discurso, Catarina Martins recordou que as eleições servem para se fazer balanço do que se alcançou e “olhar para o que é preciso fazer”. Daquilo que o BE atingiu, a líder do partido salientou “uma das maiores conquistas desta legislatura”: o facto dos trabalhadores das lavarias terem acesso ao desgaste rápido para a sua reforma.

As acessibilidades da região foram, igualmente, destacadas e Catarina Martins foi peremptória: “falta a resposta na rodovia e no comboio”, afirmando ser imperativo que se consiga que “todas as capitais de distrito tenham uma resposta de ferrovia à altura”, pois é “uma exigência ambiental e de modernidade”. Antes das acessibilidades falou ainda da questão do clima e do ambiente. 

Mariana Aiveca começou por apresentar a lista que encabeça como uma lista paritária, que cumpre todos os critérios e formada por “ativistas” experientes e “animados da força transformadora que Beja merece”.

A nº1 da lista do BE, no círculo eleitoral de Beja revelou as prioridades por que o seu partido e a sua lista se vão debater nas eleições Legislativas, começando por a “emergência climática”, nomeadamente, a defesa da água pública sob o controlo municipal e, por outro lado, uma Carta de Ordenamento Agrícola que determine “onde e quando” se instalam as culturas intensivas e superintensivas .

Mariana Aiveca frisou também que, enquanto a Carta de Ordenamento Agrícola não existir, o BE defende a existência de uma moratória que impeça novas implantações destas culturas, realçando a ideia que a agricultura tem que ter “uma função social” e “nunca ser promotora da degradação do ambiente, da qualidade de vida das pessoas e do trabalho escravo”.

Além do aumento das pensões, do aumento do salário mínimo para 650 euros e da luta pelas 35 horas de trabalho, a candidata terminou o seu discurso sublinhando a 3º prioridade do BE: serviços públicos e acessibilidades. Neste âmbito, Mariana Aiveca exigiu a abertura imediata do troço da A26 e defende que não se paguem portagens enquanto esta via não chegar a Beja.

Mariana Aiveca terminou a sua intervenção garantindo que “a campanha está a ser viva”, que a sua equipa é “uma equipa capaz de ganhar” e que “vai pôr o Alentejo e mais esquerda no Parlamento”.

Esta sessão contou, ainda, com as presenças de Fernando Rosas, fundador do Bloco de Esquerda e Pepa Beiras, porta-voz ambiental da Izquierda Unida da Andalucia.

A lista do BE é encabeçada por Mariana Aiveca, em segundo lugar está Pedro Gonçalves e Cristina Ferreira, surge em terceiro lugar. Seguem-se os nomes de Cláudia Figueira, Joaquim Brás e Gina Mateus. O mandatário distrital de Beja da candidatura do Bloco de Esquerda é Alberto Matos.


PUB

Revista RVP-Ovibeja 2023

PUB

Discos

Hoje é dia de novidades discográficas

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.