Voltar

Sociedade Atualizada 15:50

Lisboa recebe hoje seminário promovido pela Plataforma Alentejo

Sociedade Atualizada 15:50

Lisboa recebe hoje seminário promovido pela Plataforma Alentejo


Depois de Évora, e com balanço positivo, a Plataforma Alentejo está a realizar nesta sexta-feira, o segundo seminário desta semana, nas instalações da Reitoria da Universidade de Lisboa, em parceria com a Rede MOV. Transporte ferroviário regional no Alentejo Acessibilidades, Sustentabilidade e Território é o mote deste seminário que está a decorrer perto dos centros de decisão, com sala cheia.

Recorde-se que a Plataforma Alentejo defende uma estratégia integrada de acessibilidade sustentável do Alentejo nas ligações nacional e internacional e que as realizações desta semana têm como propósito a necessidade de se encontrar entendimento e de se procurar saber se faz sentido o que se está a solicitar, daí os convites efetuados aos especialistas na área dos transportes que marcam presença.

Hoje, em Lisboa, na discussão do tema: “Transporte ferroviário regional no Alentejo Acessibilidades, Sustentabilidade e Território” estão a ser abordadas as potencialidades da ferrovia regional; a acessibilidade ferroviária e ordenamento do território; economia e financiamento do transporte ferroviário regional e potencialidades do subsistema ferroviário e aeroporto do Alentejo.

O seminário tem início marcado para as 15.00 horas e conta com as participações de universitários especialistas subscritores da Plataforma Alentejo e de dois especialistas franceses convidados: Eloïse Libourel, investigadora associada do LVMT - Laboratoire Ville Mobilité Transport, da Ecole Nationale des Ponts et Chaussées, France e Bruno Faivre D’Arcier, engenheiro economista, professor emérito da Universidade de Lyon 2.

Filipe Pombeiro, da Plataforma Alentejo, faz um balanço positivo do seminário realizado ontem, em Évora, destacando o envolvimento demonstrado nas participações e presenças desta cidade nesta realização. Acrescentou que isto demonstra que Évora está com a Plataforma Alentejo.

O professor José Caetano, da Universidade de Évora, frisou, nas suas declarações, que a Plataforma Alentejo é uma mais-valia, porque alia o caderno reivindicativo que apresenta à fundamentação técnica. Situação que, na opinião deste professor, contribui para a imposição de decisões sobre as matérias em que as reivindicações assentam.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.