Mesa Vila de Frades

As linhas telefónicas são reativadas neste domingo, pelas 22.00 horas, no Programa “Best Off”, onde irão passar imagens dos momentos mais marcantes das 7 galas já decorridas. O número de telefone da Mesa de Vila de Frades continua a ser o mesmo, ou seja 760 107 014 e a votação decorre a partir das 22 horas, deste domingo, dia 9 e até ao dia 16 deste mês, terminando apenas na altura em que for indicado, em direto, na Gala final, pelos apresentadores.

Recorde-se que este concurso tem como finalidade a eleição de alguns dos patrimónios mais apreciados pelos portugueses: a Gastronomia associada aos Vinhos e a Roteiros Turísticos.

O 7 Maravilhas à Mesa® é um projeto com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e é desenvolvido em parceria com a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Conta, ainda, com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Mar, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal.

O Conselho Científico é constituído pela Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), a Associação Portugal Genial, a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR) e o Turismo de Portugal.

Descrição geral da Mesa Vila de Frades “A Catedral dos Vinhos de Talha”

A tecnologia e método de produção do vinho de talha e o seu milenar processo de vinificação, que remonta à época romana, representam uma herança cultural de enorme singularidade, que está presente com grande evidência na comunidade vinhateira de Vila de Frades, e para a qual contribuíram sucessivas gerações de atores e intérpretes que souberam garantir a sua preservação e integridade. Por essa razão o Município de Vidigueira está a conduzir o processo de candidatura do Vinho de Talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O vinho de talha também conhecido como o vinho dos amigos convoca para a mesa o melhor da herança da gastronomia alentejana fundada nas melhores tradições da dieta mediterrânica.

Com a mesa posta em contexto familiar ou improvisada nas tabernas e nas adegas com os amigos, sempre reunidos à volta do vinho novo, que se degusta lentamente, rodeados de petiscos como as inseparáveis azeitonas pisadas, o rábano, o maravilhoso queijo fresco ou os ricos torresmos, as conversas sucedem-se pelas aventuras e desventuras da vida. A sopa de espinafres é muitas das vezes a rainha dos almoços e mais uma vez o vinho de talha branco ou palhete marca o ritmo da refeição.

PÃO

A civilização do pão tem um legado na Vidigueira que torna irrecusável o convite para percorrer as suas ‘Terras de Pão’ e conhecer as suas ‘Gentes de Paz’ e descobrir a herança do alimento sagrado.

PETISCOS

O petisco e o vinho de talha, os amigos e as conversas, as décimas e o cante, as adegas e as talhas, as castas e as vinhas, a terra e o céu do ‘País das Uvas’ definem o ritmo da cultura alentejana.

SOPAS

A sopa de espinafres sintetiza o melhor da gastronomia alentejana. O pão, o bacalhau, os espinafres, o queijo e o azeite desafiam o nosso paladar na companhia do vinho de talha que alegra o almoço.

VINHO DE TALHA

A preservação do vinho de talha como herança e legado do património cultural imaterial resgata da história a cultural local, os costumes e a tecnologia de vinificação tradicional.

PATRIMÓNIO HISTÓRICO, CULTURAL E NATURAL

O vinho de talha e o cante, o cante e o vinho de talha, velhos e inseparáveis amigos aliam-se na descoberta da história na Villa romana de São Cucufate. Venha e descubra os seus singulares encantos.

ADEGAS, LAGARES E QUEIJARIAS

‘Vila de Frades já não tem Abades mas tem Adegas que são Catedrais’ onde se celebra o vinho de talha e a amizade de todos os que colaboram na sua feitura e degustam os seus néctares e perfumes.

EVENTOS DE AFIRMAÇÃO TERRITORIAL

As Festas Báquicas, também conhecida por VITIFRADES, são o grande evento no Alentejo de afirmação e promoção do Vinho de Talha destacando-se nas suas 20 edições a famosa Rota das Adegas.



Comente esta notícia