Ministro da Defesa - helicópteros

Os novos helicópteros substituem os Alouette III, da esquadra 552 “Zangões”, estacionada na Base Aérea Nº11, em Beja. O “Koala” é um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno e de cumprir missões, como instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais. Estes helicópteros têm a capacidade de transportar até sete passageiros, para além do piloto, ou uma maca e cinco passageiros ou ainda 1400 quilogramas em carga suspensa. Com este equipamento fica-se, também, assegurou João Gomes Cravinho, ministro da Defesa, “melhor equipado para colaborar nas diferentes missões em território nacional, nomeadamente no apoio ao Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais”.

Nesta que foi a primeira visita do ministro da Defesa Nacional à BA Nº 11, João Gomes Cravinho referiu que esta base militar está a ganhar “considerável centralidade”, que contribuirá para os ajustes que o dispositivo da Força Aérea terá de efetuar para “o desígnio nacional de aumentar a capacidade aeroportuária na região de Lisboa e, em particular, do que decorre do futuro aeroporto complementar” ao da Portela, “no Montijo”.

De realçar que, de acordo com as palavras do ministro da Defesa, os dois “Koala” recebidos, ontem, são “os primeiros de um conjunto de cinco, que estão previstos chegar até ao início” de 2020. 


Comente esta notícia

Galeria de fotos