Voltar

Moura assinala Dia Internacional do Cigano

Moura assinala Dia Internacional do Cigano


Moura assinala com diversas iniciativas, o Dia Internacional do Cigano.

Desde 1971 que a data, assinalando o primeiro encontro internacional de ciganos, nos arredores de Londres, tem como objetivo chamar a atenção para as dificuldades e o estigma social enfrentados por esta comunidade. A partir de então, o Dia Internacional do Cigano é celebrado por todo o mundo.

A Câmara Municipal de Moura, em parceria com outras entidades, também assinala a data através de um conjunto de atividades que pretendem dar a conhecer as práticas culturais ciganas; promover o debate entre membros desta etnia para incentivar os seus jovens à continuidade dos estudos; e promover o convívio e o conhecimento entre as comunidades cigana e não cigana do concelho.

O programa contempla uma exposição de fotografia, intitulada "Olhares Ciganos", que abre portas às 9:30 e estará aberta ao público até 17 de abril, no Cineteatro Caridade. Às 10:30 tem lugar um debate intitulado "Educação - Caminho para o futuro" em que participarão oradores de etnia cigana que conseguiram integrar-se na sociedade e prosseguir os estudos. Do programa também constam, às 14:00, uma ação de formação para a diversidade, "História e Cultura Cigana - Romed 2", direcionada para auxiliares de ação educativa; e, às 21:00, um serão cultural que inclui a peça de teatro "O Poder da Oração" e música cigana com Nininho Vaz Maia. Ainda no âmbito do Dia do Cigano, realiza-se no dia 11, às 11:00, um culto da Igreja Evangélica, aberto a toda a comunidade.

 


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.