Voltar

Atualidade

Municípios e AgdA assinalam inicio dos trabalhos de conclusão do Sistema de Abastecimento de Água de Monte da Rocha

Atualidade

Municípios e AgdA assinalam inicio dos trabalhos de conclusão do Sistema de Abastecimento de Água de Monte da Rocha


A AgdA, Águas Pública do Alentejo e a SADE, Compagnie Génerale e Travaux D’Hydraulique assinam hoje, a consignação da empreitada, que assim assinala o inicio dos trabalhos de construção dos eixos secundários da adução ao eixo Almodôvar e Mértola sudoeste, no valor de 2 milhões de euros, com um prazo de execução de 365 dias. 

A assinatura é às 15.00 horas, junto ao estaleiro de obras em Monte das Viúvas, Almodôvar, a que seguirá uma visita à frente de obras em S. Pedro de Solis, Mértola.

“Esta empreitada visa assegurar a ligação ao Sistema de Abastecimento de Água de Monte da Rocha, da freguesia de Santa Cruz, em Almodôvar e das freguesias de São Miguel do Pinheiro e de São Sebastião dos Carros, em Mértola, locais altamente carenciados de água para abastecimento público, consequência da elevada escassez de água nas origens locais e da fraca qualidade das mesmas, associado aos prolongados períodos de seca verificados nos últimos anos.

Esta empreitada permite concluir o Sistema de Abastecimento de Água de Monte da Rocha, com origem na albufeira do mesmo nome e destinado a servir de água potável a totalidade os concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Ourique, e ainda parcialmente os concelhos de Mértola e Odemira.

A concretização deste Sistema de Abastecimento de Água resultará num investimento total na ordem dos 24 milhões de euros numa das áreas do Alentejo historicamente mais atingidas pela escassez de água, situação que se tem vindo a agravar nos últimos anos.

O Sistema de Abastecimento de Água de Monte da Rocha, a ligar ao Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva previsivelmente entre o final de 2023 e o inicio de 2024, serve uma população residente total de 18 mil habitantes residentes, tendo implicado a reabilitação e ampliação da estação de tratamento de água em termos de capacidade e processo de tratamento e a construção de 202 quilómetros de condutas, de 18 reservatórios, dos quais 17 são novos e 1 reabilitado, e de 11 estações elevatórias, das quais 10 são novas e uma reabilitada.” Pode ler-se no documento enviada à nossa redação.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.