Inês Zuber

A reunião realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no edifício da autarquia bejense, com representantes de Comissões para a Proteção de Crianças e Jovens dos concelhos de Beja, Castro Verde, Mértola e Moura.

Este encontro surgiu na sequência da aprovação, no passado mês de novembro, em sessão plenária do Parlamento Europeu, do relatório "A redução das desigualdades, com especial atenção à pobreza infantil", da deputada do PCP, com 569 votos a favor, 49 abstenções e 77 votos contra. Segundo os dados do Relatório Zuber, na UE, atualmente, mais de uma em cada quatro crianças vive em risco de pobreza ou de exclusão social. Em 2013, 26,5 milhões de crianças na UE corriam o risco de cair na pobreza e exclusão social.

A eurodeputada do PCP Inês Zuber explicou que nesta reunião realizada, em Beja, foi transmitida a informação sobre o que o Parlamento aprovou em Bruxelas, no sentido de permitir às instituições a utilização do que foi realizado, ou seja de as dotar de mais uma ferramenta de trabalho.

Inês Zuber frisou, igualmente, que o conhecimento das instituições é fundamental para a intervenção política e deixou a indicação de alguns dos constrangimentos apresentados pelas CPCJ's do distrito.

Inês Zuber comentou ainda, que as CPCJ’s trabalham à base do voluntariado e que isso condiciona o serviço prestado, levando muitas vezes a uma capacidade de resposta insuficiente.

Face aos dados divulgados no Relatório Zuber é recomendado aos estados membros que adotem legislações laborais que garantam direitos sociais, incluindo um salário mínimo obrigatório adequado que respeite as práticas nacionais e os acordos coletivos e que proporcione uma maior segurança às famílias e combata os vínculos precários, promovendo o trabalho com direitos sociais.


Comente esta notícia