Voltar

Política

O PCP questionou o Governo sobre “desvio de fundos do Alentejo 2020”

Política

O PCP questionou o Governo sobre “desvio de fundos do Alentejo 2020”


O Grupo Parlamentar do PCP questionou o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre o que considerou ser “um assalto aos fundos do Alentejo 2020 por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)”. O PCP diz que estão 40 milhões de euros em causa, que no caso de serem desviados deixam de poder ser utilizados, no Alentejo, para doutoramentos.

Os 40 milhões de euros estavam destinados ao Alentejo para financiamento de projetos de doutoramento e a FCT quer que este montante seja utilizado em todo o país, com critérios que deixam de ter em conta as necessidades da região e o seu desenvolvimento, assegura o deputado do PCP João Oliveira. O deputado do PCP esclareceu que o seu partido foi alertado para esta situação através de um pedido efetuado pela FCT junto da CCDR Alentejo de alteração ao aviso.

O PCP está preocupado com todos os que estavam a pensar nesta formação para seguir os seus percursos formativos e académicos e com o facto, desta situação invalidar a possibilidade de no Alentejo se poder apostar na qualificação dos seus recursos humanos. Neste contexto, o PCP questionou o ministro que tutela esta matéria procurando saber se esta atuação da FCT tem a cobertura e o apoio do Governo e se, não tendo, quais são as medidas a tomar para a travar.

João Oliveira explicou, ainda, que em resposta o ministro assumiu o compromisso de que vai avaliar a situação, no sentido dos fundos em causa serem utilizados pelo Alentejo e de não serem desviados para outras regiões. Garantiu, igualmente, que o PCP está a acompanhar de perto esta situação e que espera que a alteração solicitada pela FCT não se venha a concretizar.


PUB

Revista RVP-Ovibeja 2023

PUB

Discos

Hoje é dia de novidades discográficas

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.