PNI 2030

AMAlentejo, Plataforma Alentejo, Beja Merece+, políticos e sociedade civil têm reivindicado a inclusão no PNI 2030 dos projetos estruturantes para a região, ou seja rodovia, ferrovia, aeroporto e por tudo isto há uma enorme curiosidade sobre o que nele consta. Notícias divulgadas por diferentes órgãos de comunicação social falam em montantes para a região, que contemplam a rodovia e a ferrovia, mas que deixam de fora o aeroporto. Certezas só existirão quando o conteúdo do documento for totalmente conhecido.

Recorde-se que o PNI 2030 é parte integrante do Portugal 2030 e o instrumento de definição das prioridades de investimentos infraestruturais estratégicos, de médio e longo prazo, nos setores da mobilidade e transportes, ambiente e energia. Abrange as infraestruturas de nível nacional localizadas em Portugal Continental, estrutura-se por projetos ou programas, com investimentos superiores a 75 M€ e tem um horizonte temporal de 10 anos.

O PNI 2030 está alinhado com os outros programas estratégicos nacionais, tais como o PT 2030 – Estratégia Nacional para o Portugal Pós 2020, o PNPOT – Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território, entre outros.


Comente esta notícia