Voltar

O "Radiografias" propõe "Alentejo e o Espaço Rural"

O "Radiografias" propõe "Alentejo e o Espaço Rural"


Neste programa, dedicado ao tema: "O Alentejo e o Espaço Rural", o desenvolvimento rural é o tema central, assim como os novos conceitos da ruralidade.

Através de diversos depoimentos respondemos neste "Radiografias" às questões: "O campo mora na cidade?"; "O campo e a cidade moram em universos diferentes?"; "A ruralidade do homem alentejano é um preconceito ou uma mais-valia?".

Oliveira Baptista, professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia, Oliveira das Neves, investigador e perito nas áreas de Avaliação de Políticas Públicas, Emprego e Educação/Formação, Planeamento e Desenvolvimento Regional e Miguel Quaresma, técnico de planeamento do Município de Beja, reflectem, neste programa, sobre desenvolvimento rural e os novos conceitos da ruralidade.

Neste "Radiografias" deixamos, igualmente, dois depoimentos sobre projectos de desenvolvimento rural implementados em territórios de baixa densidade, a partir das políticas públicas adoptadas para regiões como a nossa, decorrentes do actual QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, cujo espaço temporal de abrangência terminou no mês de Dezembro de 2013.

Naquele contexto contamos com declarações de Luís Cavaco, director da ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, para explicar o trabalho desenvolvido no âmbito do projecto A2 Transfer, que ajudou Teresa Laranjeiro a apostar na criação de duas empresas ligadas à produção e comercialização de figo da índia, em Arraiolos, empreendedora que também deixa a este "Radiografias", o seu testemunho.

Neste programa, Marta Cortegano, directora técnica do CEVRM-Centro de Excelência para a Valorização de Recursos Mediterrânicos SA, sedeado em Almodôvar e Graça dos Padrões, no distrito de Beja, explica, igualmente, como nasceu esta empresa e como a mesma contribui para o desenvolvimento dos territórios em que opera.

O programa vai para o ar nesta segunda-feira, dia 16, e pode ser acompanhado nos 104.5 da nossa estação e na nossa emissão online, em www.vozdaplanicie.pt.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.