limpar terreno

Ficou também registada a preocupação com a dimensão dos trabalhos a executar num curto espaço de tempo, atendendo à área do concelho de Odemira, de 1721 km2.

A Comissão, consciente da extrema dificuldade de se concretizar a limpeza de terrenos num curto espaço de tempo, estabeleceu como prioridades de intervenção em termos territoriais, o contacto com fornecedores de serviços florestais e a candidatura a uma segunda equipa de Sapadores Florestais. Outra aposta passa pela realização de acções de sensibilização a realizar em todas as freguesias durante os meses de Fevereiro e Março, em colaboração com a GNR e os Bombeiros Voluntários.

O município de Odemira Odemira procedeu ao levantamento em Sistema de Informação Geográfica de todos os perímetros urbanos e aglomerados rurais, cruzando com o cadastro, concluindo-se que será necessária a criação de uma faixa de protecção de 100m para 28 perímetros urbanos, o que equivale à limpeza de 2230 ha, pertencentes a 1745 artigos rústicos. No que respeita à criação de uma faixa de protecção de 50 m, nos 106 aglomerados rurais foram identificados, 1415 ha pertencentes a 1987 artigos rústicos. A Câmara Municipal é também responsável pela gestão de combustíveis de 531,26 km de rede viária municipal.

Recorde-se que, o município de Odemira tem um Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios em Abril de 2015, tendo sido enviado para aprovação do ICNF em Maio de 2015 e aprovado por esse organismo em Outubro de 2017.





Comente esta notícia