Voltar

Sociedade

Odemira: respostas sociais para a população do concelho

Sociedade

Odemira: respostas sociais para a população do concelho


A Câmara Municipal de Odemira, as entidades da economia social e as freguesias do concelho articularam entre si um leque de medidas de apoio às pessoas mais desfavorecidas e isoladas do concelho, como forma de prevenção à pandemia do Covid-19”.

O apoio social à população idosa e isolada no concelho está a ser efectuado pelas Juntas de Freguesia, através do transporte de alimentos e medicamentos. Quem vive sozinho e sem qualquer tipo de apoio familiar ou de vizinhança pode contactar a respectiva Junta de Freguesia e informar-se da possibilidade de usufruir desse serviço.

Quanto ao apoio psicológico de prevenção e combate ao isolamento dos idosos está a ser prestado através da equipa de psicólogos da TAIPA -Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira. É um serviço dirigido a cidadãos do concelho com mais de 65 anos, para combate à solidão.

“Vizinhança Solidária” é o mote para uma iniciativa que pretende promover o voluntariado junto da população idosa, valorizando o papel dos vizinhos neste momento de maior fragilidade, onde a solidão e o isolamento  são uma preocupação Este é um  projecto do CLDS 4G -Contrato Local de Desenvolvimento Social -Geração Activa, promovido pela TAIPA em parceira com o Banco Local de Voluntariado.

De acordo com a autarquia "o combate à violência doméstica é também uma resposta essencial, sendo um serviço prestado no concelho através do GAVA-Gabinete de Apoio à Vítima de Odemira".

O município afirma que “num concelho com enorme dispersão territorial e com uma grande faixa da população com mais de 65 anos de idade, onde o isolamento social é uma realidade, é fundamental a articulação de respostas sociais na prevenção ao Covid-19, numa estreita colaboração entre as diversas entidades que compõem a Rede Social de Odemira”.



PUB
PUB

Concertos

Within Temptation anunciam nova data para Portugal

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.