Tomada de Posse João Rocha

No discurso que João Rocha fez, depois de concluída a tomada de posse do novo Executivo, deixou, igualmente, agradecimentos especiais, um ao movimento associativo e empresários pela forma como o receberam na pré-campanha e campanha eleitoral, assim como a todos os que contribuíram para a vitória da CDU. Dirigindo-se aos funcionários da autarquia, o novo presidente da Câmara relevou a sua importãncia e referiu-se aos mesmos como o pilar do trabalho a desenvolver.

João Rocha prometeu que a equipa que lidera vai trabalhar para a sustentabilidade e desenvolvimento do concelho, com todos, em diálogo e para todos. João Rocha sublinhou também a energia positiva que se vive expressa na vontade de fazer trabalho e neste contexto frisou que a Câmara não pode fazer tudo sozinha e que este sentimento é muito importante. O novo presidente da autarquia bejense terminou dizendo que "numa atmosfera de intensa participação" vai ser possível "mudar Beja em profundidade".

A cerimónia conduzida pelo eleito melhor posicionado na lista vencedora para a Assembleia Municipal prosseguiu, com a instalação deste órgão.

Procedeu-se também à eleição da Mesa da Assembleia Municipal, foram postas a votação duas listas, uma proposta pelos eleitos da CDU e outra pelos do PS, e a vencedora foi a "A", sugerida pela Coligação, ditando a composição: Bernardo Loff, presidente, Isabel Pina, 1ª Secretária e Orlando Pereira, 2º Secretário.

Bernardo Loff, presidente da Assembleia Municipal, também usou da palavra, começando por referir que a tomada de posse dos novos órgãos autárquicos é uma cerimónia marcante para a vida de um concelho e recordando o papel importante que o órgão que preside tem no debate político.

Bernardo Loff prosseguiu alertando para o facto, deste ser um mandato muito exigente, por estar perante a ofensiva do poder central, traduzida na asfixia financeira e perda de independência que se tem querido impor ao poder local democrático. O presidente deste órgão terminou o seu discurso revelando que durante este mandato, a Assembleia Municipal deve tomar posição no sentido de repor a independência do poder local democrático e que é isso que a população espera dos seus eleitos.

Bernardo Loff propôs também um voto de pesar ao médico ortopedista José Lemos, que foi presidente da Junta de Freguesia de Santiago Maior, pela CDU e que faleceu na manhã do passado dia 29 de Setembro, fazendo-se um minuto de silêncio em sua memória.

Nesta primeira sessão da Assembleia Municipal de Beja, resultante do acto eleitoral do passado dia 29 de Setembro, foram eleitos ainda, os dois presidentes de Junta que vão marcar presença no Congresso da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e os vencedores foram: Maria de Jesus Ramires, presidente da União de Freguesias de Beja de Salvador e Santa Maria da Feira, como efectiva, e o suplente, o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Neves, Francisco Pardal.

Recorde-se que a CDU voltou a ter a maioria na Câmara de Beja, num Executivo liderado por João Rocha, que tem também na equipa Vítor Picado, Sónia Calvário e Manuel Oliveira.

O novo Executivo da Câmara de Beja, que tomou posse hoje, integra ainda, três vereadores do PS, entre eles está Jorge Pulido Valente e José Velez, que faziam parte do anterior, de maioria socialista, e entrou de novo Ana Horta.

Bernardo Loff volta a ser o presidente da Assembleia Municipal de Beja.

Nas autárquicas de 29 de Setembro, em Beja a CDU venceu com 43,42% dos votos, seguida do PS com 41,65%. A coligação PSD-CDS/PP ficou com 6,21% dos votos e o Movimento Independente "Por Beja com Todos", com 4,38%. Votaram em branco 2,61%  dos eleitores e houve 1,74% de votos nulos. A abstenção situou-se nos 40,43%.


Comente esta notícia

Após a tomada de posse dos novos eleitos; respirou - se de alivio; as pessoas bateram palmas; choraram tinha chegado a LIBERDADE 4 anos depois novamente a BEJA; nestes 4 anos últimos de dor feito pela politica do PS, até nos ultimos dias compraram bens da autarquia, mostraram aquilo que realmente eram.

joão abreu martins

30/11/-0001

Galeria de fotos