RADIOGRAFIAS OURIQUE

O auditório da Biblioteca Municipal foi o cenário escolhido para receber aquela realização, sobre o tema: "Conhecer, Capacitar e Empreender", das 15.00 horas às 18.00 horas.

O programa da conferência organiza-se em três momentos: abertura, com os presidentes da Câmara, Pedro do Carmo, da Rota do Guadiana, David Machado e da Esdime, David Marques. Segue-se a apresentação dos resultados do diagnóstico Radiografias, pela técnica da Esdime Paula Monteiro e termina com a apresentação de comunicações por convidados, seguida de debate.

David Marques, presidente da Esdime, frisa que devolver os resultados obtidos, e devidamente tratados, ao nível da recolha de expectativas e visões para o concelho, através de um conjunto de entrevistas, realizadas junto de actores chave, assim como permitir um momento de reflexão conjunta sobre um território que tem muito caminho percorrido e por percorrer, são os objectivos da conferência, tirando partido da Feira do Porco, o evento que a recebe, na sua programação.

Na mesa redonda programada para a conferência de Ourique vamos ficar a conhecer os contributos da ACPA - Associação de Criadores do Porco Alentejano, através de Nuno Faustino, para o desenvolvimento do concelho e as perspectivas, mais de reflexão, sobre a importância da educação e cultura no desenvolvimento dos territórios, com a presença do escritor Vítor Encarnação. Haverá ainda, uma intervenção do projecto Ourique+ da Esdime, que foca as questões do empreendedorismo no concelho, onde participam Carla Bernardo, Bruno Teixeira, Filipa Bernardino e Marco Lobo.

Sobre as intervenções previstas, David Marques sublinhou a importância de através das mesmas se poder ter a possibilidade de conhecer o que está a ser feito e do que se pode perspectivar para o futuro.

Recorde-se que o projecto "Radiografias" tem como objectivo dar a conhecer as potencialidades da região, para melhor identificar as bases do crescimento sustentável, envolvendo os actores locais e regionais e convidando a participar especialistas nacionais, assim como internacionais, com provas dadas nas matérias a abordar. Tem ainda, como finalidade estimular o conceito de cidadania activa, participativa. 


Comente esta notícia