Voltar

Paróquias da Diocese de Beja fustigadas por vaga de assaltos

Paróquias da Diocese de Beja fustigadas por vaga de assaltos


Várias Paróquias da Diocese de Beja têm sido fustigadas por uma onda de assaltos nunca antes vista.

Durante os meses de Julho e Agosto, os problemas de segurança do património, que são já velhos na região, agudizaram-se de tal modo que os responsáveis diocesanos vieram a público manifestar a sua inquietação com o que se está a passar.

Entre as paróquias que foram visitadas pelos larápios, algumas por mais de uma vez, contam-se Almodôvar, Castro Verde, Mértola, Odemira e Ourique, além de São João Baptista, a paróquia mais frequentada da cidade de Beja, com sede na igreja do Carmo. Não há um levantamento exaustivo dos bens que foram furtados, mas estes abrangem quantias em dinheiro, computadores, peças de arte sacra e valores pessoais dos padres e diáconos. Os maiores problemas verificaram-se, ao que tudo indica, em Odemira, de cuja casa paroquial foram subtraídos, além de outras peças de interesse patrimonial, uma coroa de prata do século XVII, pertencente à imagem da padroeira da vila, que é obra de grande valor artístico e devocional.

José António Falcão, do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, afirma que esta tem sido uma vaga de furtos sem precedentes.

José António Falcão disse ainda, que sempre foi muito critico ao pouco que tem sido feito a nível da segurança do património religioso da região.

A preocupação com a segurança do património das paróquias estende-se às igrejas e a outras instalações da Igreja Católica no Baixo Alentejo, no Seminário de Beja, rodeado por uma pequena quinta, no interior da cidade, têm vindo a desaparecer não só máquinas agrícolas e outros equipamentos, mas também esculturas e mobiliário antigo.

PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.