Voltar

Atualidade fotogaleria

Cientistas portugueses descodificam genoma do sobreiro

Atualidade fotogaleria

Cientistas portugueses descodificam genoma do sobreiro


Uma equipa de cientistas portugueses deu a conhecer a primeira sequência do genoma do sobreiro e revelou uma versão preliminar considerada fundamental para o avanço do conhecimento da genética desta árvore nacional e que sustentará todos os estudos que vão ser feitos nesta área.

Através do projeto GENOSUBER, a equipa de investigadores identificou a sequência de mais de 900 milhões de pares de bases do ADN de uma árvore selecionada. A árvore sequenciada (sobreiro HL8) cresce desde o século XIX, na Herdade dos Leitões, situada no concelho de Ponte de Sor.

Marcos Ramos, investigador responsável pelo projeto GENOSUBER, esclarece que esta primeira versão da sequência do genoma do sobreiro, além de ser uma demonstração do reconhecimento do trabalho que os investigadores portugueses tem vindo a desenvolver desde 2013, representa uma ferramenta essencial para a evolução do conhecimento em várias áreas de interesse do sobreiro, em particular, para as equipas de investigadores que, já há alguma tempo, esperavam ter uma sequência do genoma, para consolidar os seus trabalhos de investigação científica e de apoio à fileira do sobreiro e da cortiça.

Esta versão resultou do esforço de uma equipa portuguesa, coordenada pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), em conjunto com mais quatro instituições nacionais, - Biocant, iBET, INIAV e ITQB NOVA - tal como afirma Marcos Ramos.

Apesar de ser uma versão preliminar, esta é a informação mais completa, alguma vez, disponibilizada à comunidade científica e Marcos Ramos acrescenta que o estudo continua a progredir para aprofundar e aperfeiçoar a sequência agora tornada pública, sendo que a disponibilização de uma melhor versão do genoma do sobreiro está prevista, ainda, para este ano.

O GENOSUBER já conquistou o prémio Vida Rural Alqueva, em abril de 2015, e o prémio de Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola, na categoria "Projetos de Elevado Potencial Promovido por Associado do Crédito Agrícola", em dezembro do mesmo ano. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.